Diagnóstico da infância e juventude

Os Diagnósticos Sociais possibilitam avaliar os indicadores sociais do município com o objetivo de aproximar o poder público e a sociedade, da realidade em que estão inseridos.

Veja os resultados

Sobre Nós

O Diagnóstico Social da Infância e Juventude de Curitiba é um projeto que foi desenvolvido para conhecer a realidade da infância e juventude no município de Curitiba subsidiando o Conselho Municipal de Direitos da Criança e Adolescente – COMTIBA e as instâncias governamentais e não governamentais na formulação e execução de suas políticas e programas.

O projeto contribuiu para a melhoria e a qualidade do atendimento à crianças e adolescentes em Curitiba.

O Projeto

O Diagnóstico Social da Infância e Juventude de Curitiba foi idealizado pela Gestão do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Curitiba – COMTIBA 2014/2015 e realizado pela equipe da empresa Painel Instituto de Pesquisas. Teve duração contratual de 09/11/2016 a 09/11/2017 para coleta, análise e entrega dos resultados e um prazo estendido até 07/04/2018 para revisão, diagramação, impressão e apresentação final.

Todo o projeto contou com a participação de uma equipe multidisciplinar formada por assistente social, antropólogo, estatístico, administrador, economista, pedagogo, advogado, médico e outros profissionais que atuaram pontual ou integralmente.

8

Volumes produzidos

110mil

linhas escritas

156

bases de dados analisados

1800

instituições tiveram seus dados solicitados

133

visitas realizadas pessoalmente

1300

páginas diagramadas

NOSSO RECADO PARA VOCÊ

“Foi um ano intenso e de muito aprendizado. Tempo curto, prazos rígidos, muitas pessoas envolvidas e inúmeras visões... difícil conciliar opiniões, alinhar as expectativas e manter a imparcialidade, mas esse foi o norte do projeto. Este equilíbrio fez também aprendermos que nem sempre o melhor é possível, por que não são todos que entendem a importância de um trabalho como este. O que reforçou a nossa crença, que o envolvimento e o comprometimento de todos – setor público, setor privado e sociedade civil – trabalhando juntos, com respeito e contribuição de todas as partes, é a chave para o sucesso de qualquer programa, projeto ou política pública. De tudo vou guardar, principalmente, a alegria de ter encontrado pessoas que realmente merecem nosso respeito pela dedicação e trabalho com as crianças, adolescentes e jovens de Curitiba. Entregamos felizes este trabalho, sabendo que fizemos mais do que o possível e tendo a certeza que Curitiba pode ser ainda melhor. A todos que receberam nossa equipe, ajudaram e contribuíram, nem que tenha sido com um simples sorriso acolhedor, o meu muito obrigada! Vocês tornaram nosso trabalho mais leve e gratificante”

Fátima MOTTIN

ESTATÍSTICO - CONRE 9013-A

“Trabalhar no Diagnóstico do SGDCA de Curitiba foi uma experiência de muito aprendizado. Ver a forma como se efetiva cada um dos dispositivos legais e cada uma das políticas setoriais que defendemos sempre, é algo que me acrescenta muito como pessoa e como profissional.Agradeço por cada entrevista que me foi concedida, por todas as experiências de trabalho, fortalezas e fragilidades que me foram expostas, e por todas as longas explicações relativas a temas delicados e não tão amplamente difundidos, para que pudéssemos adequá-los a um linguajar útil e compreensível à todos os destinatários desse diagnóstico.Tudo isso em prol de um bem comum, com muito comprometimento em cada uma das instancias de Defesa do SGDCA pelas quais passei. Agradecerei sempre também ao convite da Painel para realização deste incrível projeto que servirá de fundamentação para outros tantos que venham fortalecer o ideal de uma sociedade que garanta e efetive direitos da infância e adolescência, na qual sempre acreditei e pela qual sempre lutarei.É o tipo de trabalho que "faz valer a pena". Minha imensa gratidão a todos os envolvidos e meu mais profundo respeito aos profissionais com quem tive o prazer de conversar.”

Cecília Landarin HELENO

Instituto Uniti

“Participar do Diagnóstico da Infância e Juventude de Curitiba foi uma experiência singular, não apenas como antropólogo, mas principalmente como pessoa. Cada depoimento generosamente oferecido, cada olhar, cada percepção peculiar, além de proporcionar uma emoção única, ampliar horizontes, conferir sentido e significado ao nosso trabalho de militância social, apontou um caminho sem volta na defesa dos direitos das nossas crianças e adolescentes. A eles, o meu agradecimento, e aos atores do Sistema de Garantia de Direitos, o meu reconhecimento e admiração. Obrigado, Curitiba!¨”

Mauricio CUNHA

Antropólogo

“Foi um ano incrível, de muito trabalho, aprendizado e amadurecimento. Realizar um diagnóstico social num município desta magnitude, considerando diversas facetas e demandas não previstas as quais foram encontradas durante o processo de levantamento de dados foi algo desafiador. Sobretudo, agradeço imensamente todos que nos receberam e compreenderam a importância deste trabalho para Curitiba, fornecendo os dados necessários, buscando em arquivos, planilhas, documentos, depoimentos, enfim, possibilitando que o diagnóstico expressasse a realidade de Curitiba dentro dos eixos de Direito do ECA, conforme consta nos produtos apresentados. Foi um desafio articular a coleta de dados com representantes do Sistema de Garantia de Direito da Criança e Adolescente de Curitiba, que contempla desde dados governamentais até de instituições não governamentais as quais representam um papel importantíssimo nesta rede de atendimento. Quero evidenciar ainda o agradecimento a Comissão do Diagnóstico Social, formada por representantes do COMTIBA, CMAS e FAS, os quais estiveram extremamente atuantes, fazendo parte dessa construção que foi cuidadosamente discutida e pensada em cada etapa do projeto, para que fosse presumível chegar ao melhor resultado possível dentro das condições de trabalho. Meu desejo mais sincero é que essa importantíssima ferramenta seja utilizada por todos os atores sociais na garantia dos direitos da criança e do adolescente, fomentando o controle social, considerando ainda, conforme traz o ECA no artigo 4º, que é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos da criança e adolescente.”

Maria Helena PROVENZANO

Administradora

“Meu primeiro trabalho com Diagnóstico Social, foi um ano de muito trabalho, conhecimento e crescimento profissional. Foi um desafio conseguir articular a coleta de dados com todos os envolvidos no Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente, e independente da resistência de alguns, conseguimos concluir com muito sucesso! Sou grata a todos que colaboraram para realização deste, pois acreditaram assim como eu que devemos conhecer para transformar.”

Heloísa MORAES

Assistente Social

“A Constituição Federal de 88 repassou aos municípios a responsabilidade no planejamento operacional e gerenciamento das políticas públicas e sociais, repassando também uma maior participação nos recursos públicos.Diante dessas mudanças se tornou mandatório aplicar os recursos de forma racional e responsável. Os Diagnósticos Sociais surgem então como uma ferramenta estratégica para a identificação de problemas e prioridades.O Diagnóstico da Realidade da Infância e Juventude de Curitiba foi um dos maiores e mais ambiciosos projetos de pesquisa social já realizados para o município de Curitiba. Idealizado pela gestão do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMTIBA), será uma fonte de pesquisa contínua para a gestão pública, sociedade civil e academia.São oito volumes registrados na Câmara Brasileira do Livro (CBL) e mais de 1200 páginas escritas com o esforço de uma equipe apaixonada pelo que faz, durante 18 meses de projeto. Com certeza, diante de todos os desafios e dificuldades encontrados, o projeto é um legado para a cidade Curitiba.A todos que participaram desse projeto - desde a idealização, elaboração do Termo de Referencia e Edital, do monitoramente e controle à realização e execução: minha admiração e imensa gratidão!“É preciso primeiro sonhar, para então realizar.””

Ermelinda Mª Uber Januario

Economista – CORECON 2.556-9

“O trabalho foi uma experiência pessoal e profissional muito rica, no sentido de trazer a realidade através dos dados apurados, abrindo inúmeras possibilidades de analises que não se esgotam no documento final. Percebi no decorrer do Diagnóstico, que ele não seria apenas uma ferramenta de gestão para as instituições ou uma peça de análise para o Controle Social: ele traria aspectos essenciais a nossa condição pessoal, como familiares de crianças e adolescentes e principalmente como cidadãos curitibanos, pois nos deparamos com questões emergentes e urgentes da dinâmica social que nos colocam a refletir. Acredito que cada um de nós faz parte dessa dinâmica que estrutura diariamente os alicerces dos direitos das nossas crianças e adolescentes de Curitiba.”

Ana Maria Mottin

Pedagoga

“Como a cidade de Curitiba precisa deste Diagnóstico! Como atores da Sociedade Civil atuantes na promoção dos direitos de crianças e adolescentes na nossa cidade temos desejado dados mais concretos e mais abrangentes para a construção de políticas públicas assertivas. Este diagnóstico nos oferece uma oportunidade privilegiada mais também nos coloca na responsabilidade de fazer o uso, reflexão e aplicação destes dados e escutas. O caminho foi longo para chegar até aqui e eu tive o grande privilégio de participar do processo desde da sua concepção, durante todo processo de execução e até sua conclusão. Agradeço a todas da empresa Painel, conselheiros do COMTIBA e CMAS, e colegas governamentais e da sociedade civil que participaram desta construção. Foi uma marca na vida."”

Patrick James Reason

Fale Conosco

Se você desejar entrar em contato conosco, basta preencha o formulário abaixo que retornaremos assim que possível, ou utilize os dados de contato ao lado.




APOIO:
REALIZAÇÃO:
© Copyright 2018 - Diagnóstico da Infância e Juventude. Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: Criação de Sites Curitiba