Diagnóstico Social da Infância e Adolescência

Os diagnósticos sociais possibilitam avaliar os indicadores sociais do Município com o objetivo de aproximar o poder público e a sociedade da realidade em que estão inseridos.

Sobre o Diagnóstico

O Diagnóstico do Trabalho Infantil AEPETI do Município de Ibitinga-SP, se destaca como um projeto de pesquisa social pioneiro no município, financiado integralmente com recursos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), com objetivo de retratar o panorama situacional por território, das crianças e dos adolescentes em situação de trabalho irregular.

A disseminação dos resultados disponibilizados neste projeto possibilita que, além do CMDCA e da gestão pública, toda a comunidade Ibitinguense, como professores, estudantes, pesquisadores, empresários, entre outros munícipes, possam conhecer os resultados deste projeto e contribuir positivamente com ações voltadas para as crianças e aos adolescentes residentes no município.

A execução do projeto

O Diagnóstico do Trabalho Infantil AEPETI do Município de Ibitinga-SP foi idealizado pela Gestão do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e realizado pela Painel Pesquisas e Consultoria no ano de 2018.

Contratado por processo licitatório Edital Tomada de Preços n° 009/2018, teve como norte construtivo o Estatuto da Criança e do Adolescente e normativas vigentes, com o acompanhamento da Comissão Intersetorial do Diagnóstico, designada pelo CMDCA.

A empresa vencedora executora atuou neste projeto com equipe técnica multidisciplinar, com formação em áreas como Administração, Direito, Economia, Estatística, Ciência da Computação, Design Gráfico, Pedagogia, Psicologia e Serviço Social.

2

Volumes produzidos

212

páginas diagramadas

47.101

palavras escritas

61

profissionais diretamente envolvidos

669

crianças e adolescentes entrevistados

18

instituições tiveram seus dados solicitados

134

bases de dados coletadas

65.000

dados processados

Resultados

Diversas pesquisas mostram que o trabalho infantil prejudica a criança e o adolescente em seu desenvolvimento pleno e sadio, por estarem expostos a situações de riscos, acidentes e outras violações e por favorecer a infrequência e a evasão escolar. A inserção do adolescente e do jovem no mercado de trabalho é positiva quando realizada na idade certa e de forma regular, sendo uma excelente ferramenta para o amadurecimento pessoal, e o desenvolvimento de competências como responsabilização, respeito, educação financeira entre outros.

NOSSO RECADO PARA VOCÊ

“A realização de um Diagnóstico Social é sempre uma experiência única em cada município, e sua entrega marca uma nova fase na trajetória municipal dos direitos da criança e do adolescente e na execução de políticas públicas que promovam a transformação social no território de Ibitinga. Foi muito gratificante ver o engajamento e a dedicação da Comissão de Acompanhamento e do corpo técnico envolvido no processo de sua construção, que por meio do compartilhar e da troca de experiência e conhecimento, contribuíram, não só para o enriquecimento do projeto, mas também para o desenvolvimento e crescimento dos envolvidos como seres humanos e cidadãos atuantes.”

Fabiana Caetano

Advogada OAB/SC nº 54.940

“O município de Ibitinga nunca teve tanta preocupação e cuidado com o destino de nossas crianças e adolescentes. Como Prefeita, educadora e ex-Secretária de Desenvolvimento Social, tenho certeza que devemos investir na boa formação, olhar atentamente para as fragilidades sociais do nosso território e não deixar ninguém desamparado. Este diagnóstico demonstra detalhadamente mais um desafio e não nos faltará coragem e dedicação para enfrentá-lo. Estes são valores importantes dentro de um Governo Humanitário, que sempre defendi.”

CRISTINA MARIA KALIL ARANTES

Prefeita Municipal de Ibitinga

“O Diagnóstico do Trabalho Infantil AEPETI do Município de Ibitinga-SP é um projeto inovador e será uma importante fonte de informações para o planejamento da política pública na área da infância e adolescência, para melhorias contínuas do trabalho irregular que envolvem crianças e adolescentes e suas famílias. Em nome da Equipe Painel a todos que contribuíram na execução deste projeto, nosso reconhecimento pelo legado às crianças e aos adolescentes residentes no município, tendo em vista que este diagnóstico irá nortear as ações voltadas a esta população conforme as especificidades de cada território.”

ERMELINDA MARIA UBER JANUÁRIO

Economista – Corecon 2556-9 / 7ª Região/SC

“Foi um tempo de entender o município com diferentes olhares, propiciando assim novas descobertas, novos aprendizados e muito conhecimento. A partir deste diagnostico enfrentaremos novos desafios, e a partir destes desafios vamos conseguir caminhar lado a lado com as políticas públicas direcionadas as crianças e adolescentes do nosso município.”

Maria Carolina Endres Longhini

Coordenadora da Comissão do Diagnóstico do Trabalho Infantil AEPETI Coordenadora do CRAS

“Sabemos que gestão pública moderna se faz com inteligência e informação. Todo o trabalho acurado de pesquisa e investigação territorializada certamente nos garantiu um belo primeiro passo. O diagnóstico do trabalho infantil de Ibitinga nos revela uma série de questões sociais fundamentais para a formulação de políticas públicas de garantia de direitos de nossas crianças e adolescentes. ”

EDUARDO LOPES SEINO

Secretário Secretaria de Planejamento e Coordenação

“Esse trabalho foi uma experiência incrível com diversas pessoas envolvidas, inúmeras visões e no final do trabalho um diagnóstico de nosso município importantíssimo, com dados mais concretos e abrangentes para construção de políticas públicas.”

Renata Gisele de Oliveira Jacob

Secretária Secretaria municipal de Desenvolvimento Social
-->

“Participar da elaboração do Diagnóstico Social da Criança e do Adolescente no município de Ibitinga, foi uma oportunidade singular. Agradeço imensamente a todos os atores sociais que representam essa tão importante rede, os quais não medem esforços para aprimorar e melhorar a política municipal de atendimento e promoção dos direitos da criança e do adolescente. Certamente, esse trabalho norteará o planejamento de políticas públicas, resultando na maior efetividade e resolutividade das ações a serem tomadas, conforme preconiza a Lei nº 8.069, que dispõe sobre Estatuto da Criança e do Adolescente. Meu desejo é que continuemos evoluindo e trilhando essa tão importante jornada, com o propósito de contribuir na construção de um mundo melhor.”

MARIA HELENA PROVENZANO

Administradora – CRA/SC 27913

Fale Conosco

Se você desejar entrar em contato conosco, basta preencha o formulário abaixo que retornaremos assim que possível, ou utilize os dados de contato ao lado.




CONSELHO TUTELAR
Denúncias de violações de garantia do Direito de Crianças e dos Adolescentes
DISQUE 100
Empresa executora do Diagnóstico da Realidade Social da Criança e do Adolescente.

Painel Pesquisas, Consultoria e Publicidade Ltda.
Rua Ibirapuera, 705 – Floresta – Joinville/SC
Telefones: 47-3025-5467 / 47-3025-6267 / 47-99993-0363
www.painelpesquisas.com.br
ACESSE NOSSAS REDES:
REALIZAÇÃO:
© Copyright 2020 - Diagnóstico da Infância e Juventude. Todos os direitos reservados